O que é a categorização e a classificação de uma transação realizada através do Caju Despesas?
Atualizado
O plano na medida, versão avançada e paga, do Caju Despesas possui funcionalidades adicionais em relação à versão básica. Essas funcionalidades envolvem maior clareza e organização das transações realizadas com o adiantamento de uma despesa corporativa a um colaborador. Sendo assim, ao realizar uma compra com a carteira de despesas, o colaborador poderá adicionar uma descrição e classificar em uma categoria que a compra está relacionada. Além disso, é possível que o colaborador envie uma foto do cupom fiscal da compra.
Essas informações ficam disponíveis no extrato da Despesa criada pela empresa e o RH ou Operador de Despesas poderá acessar através da plataforma da Caju, conforme a imagem abaixo:
A categoria do estabelecimento é identificada pelo autorizador utilizado pela Caju, que mapeia o MCC (Merchant Category Code) associado àquela transação, por isso não é editável. Ela identifica em que tipo de categoria a compra foi realizada. Por isso, com o plano na medida é possível restringir o uso do valor adiantado numa das categorias de benefícios disponibilizadas pela Caju.
Já a classificação da transação é editável pelo próprio colaborador através do aplicativo da Caju e é relacionada ao tipo de compra realizada, de acordo com uma listagem pré-definida de 20 opções indicadas pela Caju.