Não se preocupe, vamos te ajudar! O primeiro passo é fazer o bloqueio preventivo dos seus cartões (físico e virtual) diretamente pelo app, ok?
Para isso, é só clicar em "Cartões" > "Cartão físico" > "Bloquear" e "Cartões" > "Cartão virtual" > "Bloquear". Esse passo é super importante, já que evita novas compras não reconhecidas!
Depois disso, confira no extrato do aplicativo para conferir a data e o horário em que a transação ocorreu. Nem sempre os estabelecimentos são identificados pelo nome que usam comercialmente e isso pode gerar alguma confusão! Ah, e nem sempre o nome do estabelecimento diz respeito ao local que a transação foi feita. Por exemplo, uma transação com o nome "IFOOD *IFOOD SAO PAULO BR" pode ter sido feita no Rio de Janeiro, então vale conferir calmamente se a compra não foi feita por você.
Além disso, é importante conferir também se outra pessoa do seu convívio (como um familiar ou um amigo) pegou seu cartão emprestado para fazer uma compra e por isso você não a reconheceu. Outra hipótese seria alguma pessoa do seu convívio que tenha os dados do seu cartão virtual ou físico tenha feito uma compra online usando apenas esses dados, nesse caso não seria necessário o cartão físico em mãos. Caso consiga identificar a compra a partir dessas consultas, é só voltar ao menu de cartões e desbloquear o cartão, beleza?
Se a compra não reconhecida for de um estabelecimento que você reconhece mas com um valor diferente, a gente recomenda que você entre em contato direto com o suporte do estabelecimento para que possam esclarecer sobre essa cobrança e realizar um estorno, se for o caso.
Fez todas as verificações e ainda assim não reconhece a transação? Mantenha seus cartões bloqueados e solicite ajuda para o nosso time através do e-mail oi@caju.com.br ou diretamente pelo aplicativo Caju! Estaremos sempre à disposição para te ajudar!
O processo de pedido de contestação pelo app é bem simples! É só seguir o passo-a-passo abaixo!
No extrato pelo app, basta clicar na transação que deseja contestar, selecionar “Ajuda”, e depois “Suspeita de fraude: essa compra não foi feita por mim”.
O próximo passo será indicar se você conhece o estabelecimento, e só usamos essa informação para monitoração de possíveis estabelecimentos fraudulentos!
Depois, é só conferir se o e-mail cadastrado em sua conta está correto e abrir a solicitação. Você pode atualizar o e-mail pra contato se preferir, tá bem?
Após isso, é só bloquear temporariamente seus cartões para evitar que novas transações indesejadas aconteçam, e aguardar o contato do nosso time!