Como a Caju é um meio de pagamentos, não temos autonomia para cancelar ou estornar uma compra: só quem pode fazer isso é o estabelecimento.
Caso você tenha feito uma compra e tenha desistido dela ou não tenha ficado satisfeito com o produto/serviço que foi entregue, a gente recomenda que você entre em contato com o atendimento da empresa que fez a venda solicitando o cancelamento e o estorno. Se o estabelecimento precisar de qualquer informação referente a autorização dessa compra no seu cartão, é só nos pedir lá pelo oi@caju.com.br!
Caso tenha aparecido em seu extrato uma compra que você não reconhece, primeiro pedimos que você confira com as pessoas do seu convívio se nenhuma delas utilizou seu cartão na data/hora que consta no extrato e se esqueceu de comentar com você. Acontece, né?
Se realmente não foi você nem algum conhecido que tenha feito essa compra, é possível que essa compra tenha sido fraudulenta. Nesse caso, o primeiro passo é cancelar de forma permanente o cartão (físico ou virtual) em que ocorreu a compra. Dessa forma, nenhuma outra compra poderá acontecer.
Depois do cancelamento do cartão, conseguimos abrir um pedido de contestação junto à bandeira Visa.
Dependendo da situação, pode ser que eles nos peçam alguma evidência (de tentativa de contato com o estabelecimento, por exemplo). Após a abertura do processo de contestação, o mesmo pode levar de 30 a 90 dias em análise na bandeira antes de obtermos um retorno se o nosso pedido foi considerado procedente ou não. Sendo procedente, a cobrança indevida/fraudulenta é reembolsada a você ao final do processo.
É importante ressaltar que não é possível solicitar o pedido de contestação se as transações foram feitas com o cartão físico de forma presencial (mesmo aquelas feitas apenas por aproximação). Em casos de furto, ou perda, é responsabilidade do portador do cartão realizar o bloqueio do mesmo, seja pelo aplicativo na aba Cartões ou pelos nossos canais de suporte, tudo bem?
Você pode solicitar ajuda para esse tipo de problema pelo app da caju! É bem simples, basta seguir o passo-a-passo abaixo:
1) No extrato pelo app, basta clicar na transação que deseja contestar, selecionar “Ajuda”, e depois “Suspeita de fraude: essa compra não foi feita por mim”.
2) O próximo passo será indicar se você conhece o estabelecimento, e só usamos essa informação para monitoração de possíveis estabelecimentos fraudulentos!
3) Depois, é só conferir se o e-mail cadastrado em sua conta está correto e abrir a solicitação. Você pode atualizar o e-mail pra contato se preferir, tá bem?
4) Após isso, é só bloquear temporariamente seus cartões para evitar que novas transações indesejadas aconteçam, e aguardar o contato do nosso time!